Ontem, durante o Papo Café que a Folha do Mate realizou com professores dirigentes de escolas públicas e privadas, com palestra da Luterprev, o prefeito Airton Artus me confidenciou algumas informações de bastidores do encontro com o governador Tarso Genro, na quarta-feira, para apresentar o PAC dos frigoríficos. Contou que, quando recebeu o dossiê com fotos, números das empresas, etc, Tarso se mostrou surpreso com tudo, com a organização do dossiê, com os números apresentados. Quando Tarso falou que a reivindicação poderia ser incluída em ações do governo, talvez ainda neste ano, disse que sua equipe precisaria começar a pensar em projetos. Na hora o prefeito e sua equipe puxaram um pré-projeto pronto para colocar nas mãos do governador que ficou surpreso novamente. Tarso deve ter ficado, além de satisfeito com o governo liderado por PDT e PT em Venâncio, com inveja (positiva) da celeridade, pois todos sabemos da morosidade das coisas na vida pública.
Mas a informação nova é que quando Airton apresentou ao governador um outro documentário, do asfalto na ERS-422, iniciado no governo Yeda, e que Tarso virá inaugurar, mostrou o trajeto de 10 km até Deodoro, que é a próxima meta. Mas Artus aliviou o governador, dizendo que a prioridade agora é fazer os quatro asfaltos para os frigoríficos e que o asfalto para Deodoro poderia ficar para o próximo mandato. Quem estava por perto notou o brilho no olho do governador.
Realista, Artus disse ter sentido que Tarso tem um quadro mal formado sobre seu governo, de que tudo está bem. Ele, como muitos governantes, deve estar se baseando nos ‘espelhos”, os assessores mais próximos, que quando o governador pergunta como está o governo, respondem, ótimo senhor. Airton disse ao governador que viaje mais pelo Rio Grande para ver a realidade que não é bem esta. Os políticos vivem cheios de ‘espelhos’. Os que sabem ouvir quem os alerta e não só confiam nos ‘espelhos’, se sobressaem.