O prefeito Airton Artus reabriu o debate sobre a cobrança do IPTU, proposto no governo anterior mas rejeitado pela maioria de oposição na Câmara. Uma consultoria especializada está auxiliando o governo municipal a levantar todos aspectos importantes do processo para propor um projeto de atualização de valores de imóveis que seja justo. Hoje se paga IPTU sobre o valor de um terço do imóvel, na maioria das situações, tal a desatualização dos valores. é só consultar seu último IPTU e ver o valor do seu imóvel lá descrito e o seu valor real no mercado.

O prefeito Airton Artus disse que fez um exercício de atualização de valores pela aprimeira proposta, utilizando sua própria residência. Subiria de R$ 800 para R$ 2.000 o IPTU. Quase triplicaria. Assim, avaliando, trocando ideias, a proposta vai ter mudanças. Em 40 dias deve chegar ao Legislativo o projeto propondo a atualização somente dos terrenos, deixando fora as edificações. Foi a forma encontrada de minimizar o aumento, que pela correta atualização dos valores dos imóveis seria ‘salgado’.

Ainda insisto que deve ser cobrado pelo valor real do imóvel e que se discuta a redução da alíquota de cobrança. Hoje é 0,3% do terreno com construção e 1% do terreno sem construção. Lembro, mas não o ano, quando foi aumentada a alíquota do IPTU de 0,25 para 0,30 e do terreno limpo de 0,5 para 1%, quando os imóveis valiam pouco.

Um bom debate para a Câmara de Vereadores.