Jamil Albuquerque, em sua palestra em Venâncio, ao falar do Brasil que vai se agigantar na economia mundial nos próximos anos, fez a afirmação de que o BRIC – Brasil, Rússia, índia e China, vai se transformar em BIC. Disse que o R da Rússia vai cair. Pais vasto em território e rico em petróleo, a Rússia não se estrutura como economia estável e vive dilemas de ética.
Pois nesta semana saiu a informação de que o Brasil passa a ser o terceiro país que mais recebe investimentos estrangeiros no planeta. A China se mantém como principal destino de investimentos. Os Estados Unidos caíram de segundo para quarto. A índia subiu para segundo lugar e o Brasil para terceiro lugar. é o BIC a frente em investimentos.
O governador Tarso Genro anuncia que vai viajar para atrair investimentos para solo gaúcho, o que é salutar. Mas Portugal com economia falida , Israel e Cisjordânia em guerra constante, não me parecem as melhores alternativas para buscar investidores de peso. China, Japão, Alemanha, Estados Unidos sim, tem poder de investimentos.