A Folha trouxe para a abertura da PROGRAMAÇÃO dos 80 anos do Poder Legislativo em Venâncio, a palestra do professor Francisco Ferraz, mestre em ciências políticas, ex-reitor de Ufrgs e colunista colaborador do jornal todas as quartas-feiras com a coluna Política para Políticos. Foi uma grande aula. O tema Brasil – Democracia Instável, me instigava. Como instável, me perguntava? Pois Ferraz discorreu por uma hora e poderia ter falado várias horas sobre o tema. Destaco aqui quatro condições apontadas pelo professor para se chegar a uma democracia estável, como existe na Inglaterra, que é quase milenar, ou nos Estados Unidos, que é bem mais recente, que tiraram minhas dúvidas.Que as pessoas aprovem, respeitem e cumpram as leis existentes.Ter governos eficientes.Autenticidade e respeito entre os poderes constituídos.Um padrão estável capaz de enfrentar desafios, sem sofrer grandes mudanças.

Ferraz, que tem 75 anos, e é um ‘poço’ de conhecimento, disse não acreditar que o Brasil alcance plenamente estas quatro condições nos próximos 50 anos. Concordo com ele. E você?Ferraz, que esteve aqui acompanhado do filho André, também advogado, visitou a Folha, o prefeito Airton, jantou no Bifão depois da palestra e na quarta pela manhã ainda visitou a UPA. Ele, que encantou na palestra, saiu encantado com Venâncio.Conto mais amanhã.

Foto: Guilherme Siebeneichler / Folha do MatePalestra abriu comemoração dos 80 anos de instalação da Câmara de Vereadores
Palestra abriu comemoração dos 80 anos de instalação da Câmara de Vereadores