No encontro de prefeitos e deputados da região sábado no Parque, para debater a ligação asfáltica entre Venâncio e Vale Verde, o deputado estadual Edson Brum (PDB), um ano antes da eleição de 2918, fez uma manifestação em defesa da bancada do tabaco na Assembleia e no Congresso. Essa região planta o tabaco e são poucos deputados que tem coragem de defender esta riqueza econômica que é exportada em 90% de sua produção, disse Brum, citando que além dele, são os deputados Adolfo Brito (PP) de Sobradinho, Marcelo Moraes (PTB) de Santa Cruz, Zé Nunes (PT) de São Lourenço, Pedro Pereira (PSDB) de Canguçu e Elton Weber (PSB) de Nova Petrópolis, ex-presidente da Fetag, que compõe a bancada do tabaco na Assembleia. Destacou também a bancada que defende o tabaco na Câmara dos Deputados; Heitor Schuch (PSB), que esteve presente ao encontro, mais Sérgio Moraes (PTB), Alceu Moreira (PMDB) e Luiz Carlos Heinze (PP).“Estes conhecem a realidade do interior. A maioria dos deputados são urbanos. Estes que defendem o tabaco e precisam ser lembrados na hora de votar”, disse Brum, já em tom de campanha de reeleição.
EstradaBrum encaminhou na quinta-feira pedido formal ao Diretor do Daer, Rogério Brasiluberti, solicitando reparos na ERS-422, trecho de Linha Brasil, em Venâncio, até Boqueirão e Baros Cassal, conforme solicitação feita no encontro de prefeitos e deputados, no sábado, para formar uma frente de trabalho pelo asfaltamento dos 16,8km da ERS-244, que liga Venâncio a Vale Verde. O prefeito Giovane aguarda para os próximos dias um retorno positivo para o pedido.
ColheitaOntem no lançamento da Expoagro Afubra, o secretário da Agricultura, deputado Ernane Polo (PP) revelou que na próxima safra o governo do estado vai fazer a abertura da colheita de tabaco, como faz com soja, milho e arroz. O prefeito Giovane Wickert (PSB) me disse mais tarde que isso foi solicitado ao secretário pelo vice-prefeito Celso Krämer (PTB) e deverá acontecer em Venâncio, no mês de setembro.