Foto: DivulgaçãoNova grupo que assume a direção da entidade empresarial de Venâncio que tem mais de 400 empresas associadas
Nova grupo que assume a direção da entidade empresarial de Venâncio que tem mais de 400 empresas associadas

A posse de Fabiana Bergamaschi, arquiteta urbanista, diretora da Venax Eletrodomésticos, como presidente da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires – Caciva, marca o inicio de um novo ciclo, de uma nova geração de empresários, que já estão nas empesas familiares e agora assumem os destinos da Caciva. E a primeira mudança apresentada para marcar a virada, foi no novo logotipo, criado pela agência Traço D, do vice-presidente de Serviços, Marcel Coutinho.Fabi é a primeira mulher a presidir a Caciva, entidade que existe desde 2000 em Venâncio, quando aconteceu a fusão da Associação Comercial e Industrial de Venâncio Aires – Aciva, com Clube de Diretores Lojistas – CDL. Foi um processo complicado, que Clacyr Marquetto, da Vamaco, iniciou como presidente do CDL na gestão 1997/1999. Em 1999 Cleo Kothe foi eleito presidente do CDL e concluiu a fusão, sendo eleito primeiro presidente da Caciva para a gestão 2000/2001.Claudiomar da Silva, da Vetor Máquinas, agora fez a transição de gerações. Na sua gestão trouxe Fabiana como vice-presidente de Indústria e Roberta Fischer, da Eletro Armin, como vice de comércio.Fabiana, que era menina quando seu pai Walter Bergamaschi dirigiu a Aciva, revelou que gostava dos estandes da entidade na Fenachim e que sonhava um dia dirigir a Associação. Em seu pronunciamento, ela fez uma frase forte, que merece reflexão profunda de cada empresário. Citou uma tese da Universidade de Harward.

Os pais empresários querem continuidade nas empresas, quando pensam nos filhos. Os filhos querem sucessão, quando pensam em assumir o lugar dos pais.

Uma equação cujo resultado determina se as empresas familiares que trocam gerações continuam crescendo ou desmoronam. Fabi disse defender a continuidade com inovação. Esse é o caminho.Quando assumiu a Caciva, Fabiana passou o cargo de presidente do PGQP Regional para Roberta Kühleis, que trabalha com qualidade na sua empresa, a GesQuali. Cito uma frase destacada por Roberta para reflexão sobre qualidade. “Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e querer resultados diferentes”.Pense nisso.