O nome do vereador Telmo Kist (PDT) foi confirmado como presidente da Câmara de Vereadores, no primeiro ano deste novo mandato. Também foi anunciado que as bancadas governistas acertaram que José Cândido Faleiro Neto (PT) será o presidente em 2014, ano em que teremos eleição com os petistas Tarso Genro candidato à reeleição ao Piratini e Dilma Roussef à Presidência.
Ficam em aberto, pelo menos oficialmente, os dois anos restantes. Na composição de forças, o PDT elegeu seis vereadores, o PT dois e o Dem um. Como o vereador eleito pelo Dem, o advogado João Roberto Sthal, já disse da sua dificuldade em presidir o legislativo pelo impedimentos que imporia a suas atividades profissionais, a lógica é o PDT indicar mais dois presidentes, respeitando assim a proporcionalidade da composição política.
Aposto fichas nos nomes do médico Jarbas Rosa, vereador mais votado na eleição, e Ana Claudia do Amaral Teixeira, mulher mais votada, ambos do PDT, como presidentes em 2015 e 2016. Os dois são tidos como possíveis nomes no PDT, ao lado do presidente do legislativo, Telmo Kist, para a chapa majoritária em 2016, como vice para a candidatura do atual vice reeleito Giovane Wickert, do PT, a prefeito.