A Câmara de Vereadores aprovou, por maioria absoluta, projeto do prefeito Airton Artus (PDT), que atendeu solicitação da Câmara do Comércio, Industria e Serviços de Venâncio Aires – Caciva, de não ser mais feriado o 11 de maio, Dia do Município, sempre véspera do Dia das Mães, uma data comercial importante. O feriado passou para o dia 25 de julho, Dia do Colono e Motorista.

Pois na segunda-feira o presidente do Legislativo, Telmo Kist (PDT), propôs a realização de uma sessão solene, hoje, dia 10 de maio, em homenagem aos 122 anos de Venâncio Aires, que transcorrem no sábado dia 11. Uma forma criativa e inteligente da Câmara de Vereadores dar o exemplo de como valorizar o aniversário do município, mesmo não sendo mais feriado. A proposta é de que isso seja realizado todos os anos. A noite será de reunião ordinária até as 20h e depois será comemorativa, com presença de pessoas convidadas, entidades e apresentações culturais.

A proposta foi aprovada, mas novamente com posição contrária dentro do Legislativo. Na mudança do feriado, Celso Krämer (PTB) e José Ademar Melchior |(PMDB) votaram contra. Agora, na proposta de antecipar a reunião de segunda para sexta, para homenagear o Município, Krämer votou a favor, mas voltou a criticar a decisão de mudar o feriado. Zecão manteve sua coerência e votou contra novamente. Argumenta que não se justifica pedir uma sessão de homenagem depois dos vereadores terem tirado o feirado do aniversário do município.

Ontem a Caciva anunciou realização de uma hora cívica, junto a Praça Evangélica, onde está hasteada a bandeira do município, às 17h30 deste sábado, como um ato de demonstração de respeito e reconhecimento ao dia 11 de maio.

“O fato de termos conquistado, com o apoio do Poder Público e da Câmara de Vereadores, a alteração do feriado para 25 de julho, não altera em nada a importância da data para a nossa comunidade”, diz o convite distribuído pela entidade, que vai homenagear a data através do Hino Nacional e do Hino de Venâncio Aires, após o fechamento do comércio.

Inicialmente entendia que o feriado não deveria ser modificado pelo seu significado histórico. Mas já me convenci de que reverenciar o 11 de maio com ações e homenagens é mais importante do que ser só um feriado para folgar no trabalho, como defendia o Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz, que dirige os comerciários de Venâncio. A iniciativa da Câmara de instituir uma sessão em homenagem ao município anualmente, esta iniciativa da Caciva, e outras que ainda virão, reforçam, no meu entender, que foi acertada a decisão da maioria dos vereadores.