A pesquisa Methodus realizada em agosto mostrou que a atual Câmara de Vereadores tinha somente 25% de aprovação. A eleição confirmou isso. Dos dez vereadores sete se candidataram à reeleição e destes quatro se reelegeram, todos diminuindo sua votação em relação à eleição anterior. Dos governistas se reelegeram os dois, Telmo Kist e Hélio Artus, do PDT. Da oposição, que tinha oito, se reelegeram apenas dois. Zecão do PMDB e Celso Krämer do PTB. Paulo Mathias Ferreira e Adelânio Ruppenthal, do PMDB, não concorreram, Nilson Lehmen, também do PMDB, concorreu a prefeito, Izaura Landim e Wilson Puthin, do PP, não se reelegeram e Marcolino Coutinho do PTB também não.

Na conversa com Celso Krämer, ele argumentou que a Câmara trabalhou muito e aprovou quase todos os projetos. Ele entende que a quantidade de candidatos é que fez diminuir a votação.

Penso que os vereadores fizeram um bom trabalho sim. Fiscalizaram como deve fiscalizar um vereador. A forma como alguns fizeram isso é que penso não foi a acertada. Na minha avaliação, o que fizeram com a cabeça e as mãos, mancharam com as palavras agressivas em microfones, textos e pronunciamentos. E o eleitor estava atento. Assunto para discussão, análise e avaliações, especialmente dos eleitos e reeleitos para o próximo mandato, onde o Legislativo terá 15 Vereadores.

 

Votação dos vereadores

Nome                                   2008       2012

Telmo Kist (PDT)               1.549       1.040

Celso Kramer (PTB)          1.400       1.149

Izaura Landim (PP)             1.106          806

Wilson Puthin (PP)              1.103          786

Zecão (PMDB)                        950          852

Hélio Artus (PDT)                    879          822

Marcolino Coutinho (PTB)      818          358