Hoje a noite, no salão de festas da Sociedade de Leituras, vamos comemorar os 40 anos de fundação da Folha do Mate, com a presença de fundadores, atual equipe do jornal e amigos.

A primeira edição da Folha, com seis paginas, circulou numa manhã de sexta-feira, dia 6 de outubro de 1972. Nove meses depois, em julho de 1973, com, 13 anos por completar, levado pelo tio e dindo Asuir, que começara a trabalhar no jornal em março daquele ano, comecei a levantar de madrugada nas sextas-feiras para auxiliar na entrega do jornal. Daquele time inicial permanece também a “tia Luci”, que iniciou suas atividades em maio de 1973. Um trio que viveu quase toda esta história de 40 anos.

Convivi com os quatro fundadores. Procurei sempre me espelhar nas suas melhores qualidades, como os ensinamentos do Astor sobre a seriedade necessária para se escrever em jornal, a criatividade de textos comerciais e a venda de publicidade de Walter Kuhn, a necessidade de se esforçar ao máximo para escrever bem e certo – pois fazer jornal sem erros ortográficos é praticamente impossível – do professor Lindor e a serenidade de Lauro Uhry. E, como disse acima, do tio e dindo Asuir, um segundo pai.

São 40 anos de muito trabalho, e, olhando para trás, vejo que tenho todos os motivos do mundo para comemorar muito hoje, assim como todos que fazem parte desta história de comunicação ao longo destes 40 anos.

Nesta edição circula um suplemento temático, produzido sobre a comunicação, que destaca os 40 anos da Folha do Mate. Um material riquíssimo, produzido com coordenação da editora de cadernos da Folha Ana Flávia Hantt e da gerente comercial Paula Carvalho.

Boa leitura e comemore você também, afinal fazes parte do universo de leitores e amigos da Folha.