Ouvi de várias pessoas surpresa com o comportamento dos deputados que estiveram em Venâncio Aires na audiência pública que tratou sobre a construção do presídio, na semana passada. A leitora Carla Andrade da Silva me descreve o seu sentimento de frustração.

“Como moradora de Venâncio Aires que participou da audiência pública promovida na Câmara de Vereadores sobre a construção do presídio fechado em Estância Nova, me permita discordar da sua posição sobre a participação dos deputados estaduais nesse debate. Com o interesse de participar de um debate legislativo, posso dizer que foi grande a minha decepção e, por que não dizer, minha surpresa com a atitude dos deputados presentes. Tirando o comportamento do presidente da comissão, que se não me engano se trata do deputado Nelsinho Metalúrgico, os demais deputados não contribuíram em nada para a audiência. Pelo contrário, do local onde estava, na plateia, pude observar eles rindo, conversando paralelamente e levantando constantemente dos seus lugares enquanto o representante do Estado e o próprio prefeito se manifestavam. Achei um desrespeito. E esse era o comentário também entre os que estavam próximos de mim. No momento em que esses deputados tiveram a chance de falar, eles apenas repetiram o que já havia sido dito e “jogaram para a torcida” com um discurso meramente político e sem comprometimento algum. Se você elogiou os deputados Marcelo Moraes e Edson Brum mesmo sem ter estado na audiência, me sinto no direito de representar a opinião oposta de um grupo de pessoas que assistiu aos debates e se surpreendeu justamente com a falta de capacidade, compostura e empenho desses deputados”.

Minha posição de destacar o posicionamento dos deputados de forma positiva foi devido a convergência de interesses para que o assunto se resolva. Mas realmente é estranho o comportamento descrito por várias pessoas.