Na manhã desta sexta-feira, em cerimônia na sala de reuniões do prefeito Airton Artus (PDT), o empresário representante da multinacional chinesa XCMG em Venâncio Aires, Angélico Rocha, foi empossado diretor para o Sul do Brasil do escritório da província chinesa de Jiangsu, com interesses comerciais no Brasil. Para o vice-presidente do escritório de Jiangsu para o Brasil, Tian Dong, a posse simboliza o interesse em estreitar relações diplomáticas e comerciais entre as partes.Pode não parecer grande coisa, mas vejo como uma porta para um futuro promissor que se abre.
Jiangsu, com 120 milhões de habitantes – isso mesmo, 120 milhões, 60% da população de todo o Brasil – e o segundo Produto Interno Bruto (PIB) da China entre as 31 províncias de lá, equivalente aos nossos estados aqui. A China tem no total 1,5 bilhão de habitantes.
Tiang Dong trabalha nesta representação chinesa no Brasil, uma espécie de Consulado, e resumiu que os objetivos são de facilitar compra e venda de produtos entre Brasil e China. Para os brasileiros venderem e comprarem e para os chineses também venderem e comprarem.Angélico fala seis línguas com fluência e será o diretor deste “Consulado” chinês no Sul do Brasil para intermediar negócios de compra e venda com a China. Venâncio marca pontos importantes nesta relação bilateral e se cacifa para sediar futuros empreendimentos. Um Centro de Distribuição de máquinas pesadas da XCMG para o Mercosul, pode ser um primeiro passo. A construção de terceira fábrica da XCMG no Brasil pode ser um segundo passo. E o prefeito Airton Artus, com diplomacia e habilidade política, costura esta boa relação, que dará frutos a médio e longo prazos. Tenho esta convicção.