Estamos numa semana, usando um dito popular, ‘como o diabo gostaÂ’. Isto é, atividades mil, quase todas ao mesmo tempo.
Só para ter uma ideia, amanhã eu deveria estar em quatro atividades ao mesmo tempo, da qual devo escolher uma, ou uma de manhã e outra de tarde. E todas importantes:
Reunião da Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (CIAPO), na Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da qual sou membro; reunião de preparação da Conferência de Avaliação do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, que integro, coordenada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Conselho Nacional de Segurança Alimentar; lançamento de Consulta Pública pela ANVISA de uma nova Norma sobre Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, que interessa muito a agricultores familiares e feirantes, que ajudei a construir; e reunião do Comitê de Educação Popular em Saúde, do Ministério da Saúde, para discutir ações relativas ao SUS, e do qual sou convidado permanente.
Vou em qual, ou escolho qual? Como sou Secretário Executivo da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, e o Plano da área está para ser lançado em setembro pela presidenta Dilma, vou ter que ir na Câmara Interministerial.
Mais ou menos assim estão sendo os dias e esta semana em particular. é da vida e da arte de governar. Um pouco, acho como fechar um jornal: encaixar todos assuntos, priorizar os assuntos das manchetes da capa, escolher os artigos de opinião, etc.
No campo político, depois de muitas articulações e negociações, o governo foi vitorioso na questão dos diferentes vetos sobre diferentes assuntos, como os referentes ao Ato Médico, etc., todos temas complicados. Não é fácil manter a unidade da base aliada, especialmente num tempo em que as especulações eleitorais de 2014 cada vez mais atravessam o noticiário diário.
Enquanto isso, a presidenta Dilma está com uma agenda cheia de viagens, inaugurações, anúncio de novas obras.
Felizmente, pelo menos por enquanto e não sei até quando, o Grêmio está ganhando, o que alivia um pouco as coisas.