O prefeito Jarbas da Rosa (PDT), na sexta, 28 de fevereiro, quando foi fazer plantão voluntário, que faz neste dia das 20h às 22h no posto de saúde do bairro Gressler, desde que assumiu como prefeito, na pandemia, disse em vídeo que foi denunciado no Tribunal de Contas do Estado (TCE) por atender lá. Jarbas diz ter autorização do Ministério Público e concordância do Conselho Federal de Medicina para este atendimento voluntário, depois do expediente como prefeito. Jarbas é médico licenciado do município, desde que se elegeu prefeito em 2020. E, desde então, faz este atendimento voluntário.
E ele criou suspense na véspera do Carnaval, ao afirmar que tem suspeitas de quem fez a denúncia, mas que não sabe, oficialmente, quem é, pois a denúncia é em segredo de justiça. Mas isso vai ‘vazar’. Quem fez a denúncia teve a intenção de desgastar o prefeito e governo, politicamente, pois não creio que tenha sido para prejudicar a população atendida. Na oposição ouço que Jarbas está usando o fato como ‘cortina de fumaça’ para a CPI dos Colchões que vem aí e vai envolver o governo. Penso que esse tiro vai ser no pé de quem denunciou o prefeito. Descontando os militantes contrários, que também criticam o atendimento voluntário, a reação popular, especialmente de quem é atendido no ‘Postão’, é de indignação com que fez a denúncia no TCE.

Notinhas

  • Carnaval de rua de Venâncio teve duas noites de desfiles, levando muito brilho e animação para a rua Osvaldo Aranha, que recebeu um grande público. Unidos da Vila Freese e Fiel Tribo Guarani foram as duas escolas locais que desfilaram.
  • No sábado teve mais a Unidos do Guajuvira, de Canoas, e na segunda, a Embaixadores do Ritmo, de Rio Pardo, com a presença do deputado estadual Edivilson Brum (MDB), ex-prefeito de Rio Pardo, que integra a escola.
  • O enredo da Unidos da Vila Freese, liderada por Guiomar da Rosa, o Guita, foi sobre o Carnaval do Interior e trouxe muitos blocos. Foi o maior desfile já feito pela escola, com mais de 300 pessoas. A Fiel Tribo, liderada por Gabriel Oliveira, fez uma homenagem aos 20 anos do Sesc em Venâncio.
  • A Terra FM e a Folha cobriram os dois desfiles pelo rádio, redes sociais e pela TV, com o Terra Play. Show de cobertura.
  • A grande ausência no desfile foi a Acadêmicos do Samba Négo, que não desfiou, mas deve estar de volta em 2026.
  • Na segunda, dia 10, a Câmara de Vereadores volta a se reunir. E vai ter instalação da CPI dos Colchões, conforme anunciado pelo presidente Dudu Luft (PDT), atendendo pedido protocolado pelo vereador Ezequiel Stahl (PL) e assinado pelos outros quatro vereadores de oposição.
  • E na terça, 11, uma caravana de oito vereadores viaja para Brasília, para visitar deputados e senadores gaúchos, reforçando pedidos de emendas para Venâncio, especialmente para o Hospital São Sebastião Mártir. Claidir Kerkhoff (Republicanos), Nelsoir Battisti (PSD) e Diego Wolschick (PP) são reeleitos e já foram a Brasília. Dudu Luft, Alessandra Ludwig, Luciana Scheibler e Everton Dias, todos do PDT, vereadores de primeiro mandato, vão pela primeira vez a Brasília, como vereadores, assim como Alberto Sausen (Podemos).

Manchetes do X

  • Folha S. Paulo: STF decidiu em linha com governo Lula em 9 de cada 10 ações constitucionais
  • Gazeta do Povo: Nos últimos meses, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem atuado para coibir uma série de medidas adotadas por governos estaduais de direita no Brasil.
  • O Globo: “É preciso parar de ter filhos”: falas polêmicas de Lula desagradam mulheres e derrubam aprovação no segmento
  • CNN: O Brasil recuou seis posições no índice de democracia de 2024
  • Terra Brasil: Brasil cai 6 posições em ranking da democracia e STF é apontado como maior culpado
  • IstoÉ: Líder do PT, Lindbergh Farias (PT-RJ) quer preparar ‘dossiê’ contra Michelle Bolsonaro para ‘defender’ Janja
  • Veja: As reclamações dos presos do 8 de Janeiro: maus tratos, tortura e tentativas de suicídio