Com a participação de 48 entidades e escolas, a comunidade de Venâncio Aires realizou um belíssimo desfile cívico na manhã de sábado, uma manhã já de primavera, com temperatura agradável e sol radiante.
Anotei alguns tópicos. Chamou atenção o pelotão, logo após as autoridades e forças policiais, com grupos da melhor idade e depois grupos de pessoas com necessidades especiais, como Apae, deficientes visuais e auditivos.
No bloco das escolas, muita criatividade e mensagens dentro no tema que era justamente dedicado aos jovens neste ano.
Mais uma vez foi sentida a ausência da escola Bom Jesus, seguindo diretriz que já era da Escola Aparecida. Sei de pais que queiram muito que os filhos estivessem no desfile.
Notei também que mesmo que não seja a antiga ‘marcha’, o desfile cívico é feito em linhas. As escolas se preparam com quatro linhas. Na Osvaldo Aranha a organização demarcou três linhas.
No encerramento do desfile, a manifestação dos jovens do Movimento Despertamos, engajado no protesto nacional na data, exigindo aqui redução de 20% nos salários do prefeito, vice, vereadores e secretários. Depois do desfile fizeram vigília na porta da Prefeitura até esta segunda-feira pela manhã, assunto que amplio na semana.
Os jovens acusam um vereador te tê-los chamado de ‘vagabundos’. O vereador é o advogado João Sthal (Dem), que alega ter sido ofendido pelos jovens.
Ontem ouvi de um outro advogado uma definição para o Movimento. “São jovens de classe média, dependentes de seus pais, mas que querem ensinar como mudar uma sociedade”.
O Legislativo também marcou presença no desfile. Além dos vereadores, servidores também desceram a Osvaldo Aranha.