Mesmo que muita gente faça um esforço para defender que os protestos que estão nas ruas não atingem diretamente o governo Dilma Rousseff, pesquisa DataFolha publicada sábado mostra que despenca a altíssima popularidade da Presidente. De 65% de aprovação de bom e ótimo em março, Dilma caiu para 57% em junho, perdendo 8 pontos. Agora, depois de iniciados os protestos do movimento Despertar, Dilma viu sua popularidade despencar para 30%.
Mas o que chama atenção no levantamento do DataFolha é que na intenção de votos, quem mais se aproveita para subir não é nem o tucano Aécio Neves (PSDB), nem o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), dois prováveis adversários de Dilma em 2014. Marina Silva, a ambientalista, que tenta formar um partido só seu, o Rede, é quem mais se aproveita do desgaste de Dilma nas intenções de voto. Marina está atrás de Dilma e a frente de Aécio e Campos.
Alguém consegue imaginar um Brasil presidido por Marina Silva, que prega a preservação ambiental como sua grande e principal bandeira?