Estava sendo anunciada a ‘possibilidade’ da Presidente Dilma Roussef visitar Venâncio nesta sexta-feira para inaugurar o condomínio vertical Altos da Aviação, que tem 224 apartamentos, construídos com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida. Dilma não veio e até a inauguração foi adiada, para decepção das famílias beneficiadas.O vice-prefeito Giovane Wickert se mostra preocupado em não ‘aranhar’ a imagem de Dilma. Ele disse que nunca saiu do Palácio do Planalto a informação de que a Presidente viria para Venâncio Aires, nesta e em outras oportunidades em que isso foi ventilado. O que sempre existiu foi um convite. E está correto Giovane. Foram criadas falsas expectativas.Digo que está correto, pois existem coerências presidenciais que precisam ser entendidas. Em todas as edições a Fenachim leva convite aos presidentes e nenhum veio.

E dificilmente virá algum dia. Quando vem ao RS, o Presidente da República vem no máximo para a Festa da Uva, o maior evento do Estado e um dos maiores do Brasil. Lula até quebrou a regra e veio numa Fenadoce em Pelotas. Mas Pelotas é, ao lado de Caxias, uma das maiores cidades gaúchas.

Presidente da República em Venâncio, dificilmente vamos ver. Confesso que pelo projeto modelo do Altos da Aviação, até eu cheguei a acreditar na possibilidade. Mas temos que ser realistas. A Capital do Chimarrão, nesta lógica hierárquica, é cidade de segunda linha, nem polo regional é. Mas isso em nada deve afetar o entusiamo que todos temos em fazer a nossa terra crescer, e ela cresce mais do que a maioria das cidades, com visita ou sem visita de Presidente.