A oposição aos governos petistas já cobrava o exagero de Ministérios que foram criados, com a acusação de que era espaço criados para acomodar companheiros e aliados políticos. Agora os protestos das ruas também apontam para isso e o governo Dilma se debruça sobre o assunto, anunciando estudos que apontam para a redução dos hoje 39 Ministérios.

O presidente Fernando Henrique Cardoso, recebeu o governo com 21 Ministérios, chegou a ter 28 e entregou, depois de dois governos, 26 Ministérios. Lula se elegeu também para dois mandatos. Recebeu com 26 e deixou com 37 Ministérios. Uma ‘farra’. Dilma está em 39 e num cenário radical, o estudo do governo indica redução para até 25 Ministérios. Não creio.

Lula abriu Ministérios a rodo, para criar espaço para todos seus aliados, sem preocupação nenhuma com os gastos. Agora as ruas começam a cobrar mais austeridade e Dilma desenha que vai recuar no número de Ministérios. Resta saber se a proposta realmente é séria ou é anunciada para acalmar as ruas momentaneamente, como foi o Plebiscito da Reforma Política.

E não é pra menos a necessidade de conter gastos. Relatório divulgado pela ONG Contas Abertas, com base em números do Siaf, mostra que os gastos do governo aumentaram 6% no primeiro semestre de 2012 em relação a 2011. Neste mesmo período os investimentos cresceram somente 1%. E o PIB tem suas previsões cada vez mais baixas e já está em 1,7% na projeção.