O presidente da Câmara de Vereadores, Telmo Kist (PDT), quer ampliar a discussão sobre a mudança do feriado de 11 de maio, Dia do Município (oficialmente dia de Santo Inácio de Lácomi) para 25 de julho, Dia do Colono e Motorista. Ele revela que o pedido inicial do presidente da Caiva, Claudiomar da Silva, foi de transferir o feriado neste ano, em função de 11 de maio ser o sábado véspera do Dia das Mães. Mas agora o assunto está sendo encaminhado com o executivo para transferência definitiva do feriado. Telmo diz que não existe consenso na Câmara sobre isso, nem na bancada governista, que é maioria.

O vereador aponta que não está se discutindo o feriado, mas sim um possível prejuízo comercial que a data traria ao comércio para o Dia das Mães. Neste ano o 11 de maio é num sábado, mas depois pode ser num domingo, numa segunda ou terça e não traria este alegado prejuízo ao comércio, defende o vereador. Ele é a favor de antecipar, adiar ou mesmo transferir o feriado, quando existe alguma situação de ser o 11 de maio na sexta ou no sábado, antes do Dia das Mães. Lembra ainda que o feriado de 11 de maio é importante nos anos em que temos a Fenachim.

Citando discurso do senador Pedro Simon, que teria dito que o consumismo se transformou na maior religião do planeta, Telmo lembra que o Papa Francisco também adotará no seu pontificado o combate ao consumismo exagerado que existe nos dias de hoje. A fé foi transformada em intere$$es.

Um bom tema para uma discussão mais ampliada, que a Câmara de Vereadores pode fazer com propriedade.