No meio do calorão de Porto Alegre (ontem), e sem lap-top, vai a coluna. Precisei pegar um computador emprestado pra poder enviá-la. Mas semana que vem, de volta a Brasília, à gravata e ao poder, tudo se normaliza. E o ano vai começar pra valer.
Antes disso, esta semana tem os Fóruns, que relato na coluna. Sexta, 24, na principal atividade do dia, o ministro Gilberto Carvalho vai estar em Porto Alegre para o principal debate do Fórum sobre Democracia e Participação Social. Pelo que conversei segunda com o governador Tarso, ele também vai estar neste debate.
Falando em governador, foi uma grande deferência dele estar em Venâncio na Festa do Bastião. Mostra seu respeito e amizade pelo prefeito Airton e vice Giovane. Aliás, da recepção no campo do Guarani aos Pavilhões do Bastião, quem esteve no carro foi o Airton, Na volta, depois do almoço, foi o Giovane. Não tenho autorização pra repassar partes das conversas que eu soube.
Quanto a Brasília, como estou longe, tenho poucas informações mais internas sobre a reforma ministerial. Mas a partir da semana que vem, depois da volta da presidenta Dilma de Davos e Cuba, vai-se ter o desenho final. Algumas mudanças acontecerão ainda em janeiro ou início de fevereiro, outras poderão ficar para abril. Parece que o Mercadante irá mesmo para a Casa Civil, ficando um gaúcho, Henrique Paim, como ministro da Educação. A tendência é não se mexer muito profundamente nas equipes. Afinal, é final de governo, último ano e quanto menos marola, melhor. Semana que vem espero trazer mais informações.