Ao enviar a coluna semanal ontem, ainda em férias em Florianópolis, Selvino anexa:
Semana que vem, tudo volta ao normal. Brasília, trabalho, gravata, etc.
Imediatamente, tem a reunião dos prefeitos em Brasília, na última semana de janeiro, chamados pela presidenta Dilma. Mesmo à distância, estou acompanhando os preparativos. Cabe à Secretaria Geral da Presidência a coordenação do diálogo e participação social com os prefeitos, bem como, junto com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), coordenar os debates e iniciativas na área social.
Da mesma forma, mesmo estando longe, acompanho os grupos de trabalho temáticos que criamos ainda em 2012 e que estão formulando um pré-plano de Agroecologia e Produção Orgânica, a ser apresentando no final de fevereiro à sociedade civil, em reunião já marcada da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, da qual sou Secretário Executivo.
Ou seja, não dá para desligar totalmente. O pessoal que trabalha comigo em Brasília costuma reclamar que eu telefono todos os dias cedo da manhã querendo saber como estão as coisas.
Além disso, já deu para ver, como vem dizendo o ministro Gilberto Carvalho: ‘em 2013 o bicho vai pegar’. Houve em janeiro toda a polêmica sobre a questão energética, sobre as contas do governo em 2012, e assim por diante. Sem falar na questão e polêmica da eleição das Mesas do Congresso, Câmara e Senado. Mesmo que o governo não tenha a ver diretamente com o tema, indiretamente está em jogo a política de alianças para 2014, o peso crescente do PMDB no cenário político, sobre o que há diferentes opiniões, e as movimentações de Eduardo Campos e PSB, sem esquecer PSDB e Aécio se posicionando. Enfim, muita sarna para se coçar. Ou, como eu digo, ‘2013 promete!’