Neste mês de julho dois fatos marcaram o hospital São Sebastião Mártir. No dia 20 os dois anos do decreto de intervenção, assinado pelo prefeito Airton Artus em 2011. Na segunda-feira o aniversário de 78 anos do hospital, que vive uma nova realidade e com projetos ambiciosos de qualidade de atendimento.
Nesta mudança de realidade, muitas pessoas trabalharam arduamente. Mas destaco dois protagonistas. O prefeito Airton Artus, médico, que teve a coragem de decretar intervenção e assumir um grande risco com um hospital afundado em dívidas e ameaçado de fechar as portas e o também médico, Oly Schwingel, que aceitou o desafio – com aprovação unânime na comunidade – de assumir a presidência, depois de finda a intervenção.
Pelo prefeito descubro que isso não é por acaso. Me conta ele: “Há 30 anos, nesse mesmo mês de julho, eu e o dr. Oly Schwingel nos formamos no curso de medicina; eu em Pelotas e ele em Santa Maria. E foi num mesmo dia que nos encontramos em Pantano para fazer a inscrição para o CRM na capital. Hoje é uma satisfação estar novamente trabalhando ao seu lado, eu como prefeito e ele como presidente do Hospital São Sebastião Mártir, fazendo um trabalho que, naquela época, nós não imaginávamos que seria possível. é animador perceber que ele, assim como eu, continua com aquele entusiasmo juvenil para trabalhar pela saúde de Venâncio Aires”.