Anexo à coluna semanal, Selvino Heck envia de Brasília mais informações.
“Os episódios de Santa Maria acabaram abafando bastante os acontecimentos políticos da semana: eleição dos presidentes do Senado e Câmara Federal. E possivelmente acabaram salvando pelo menos Renan Calheiros.
Aí há duas situações, do ponto de vista do governo: o governo está alheio, não se mete, pelo menos diretamente, nas decisões do Congresso. Por outro lado, há um governo de coalizão, onde é preciso respeitar as forças políticas e o tamanho das bancadas. é como acontece em qualquer governo estadual ou municipal. Os acordos do Parlamento precisam ser respeitados.
Obviamente, ninguém morre de amores por Renan Calheiros e Henrique Alves. Era muito melhor com Marco Maia e Sarney. Vai-se sentir saudade deles.
Por essas e por outras razões, o ministro Gilberto Carvalho cunhou uma frase: “Em 2013, o bicho vai pegar.”
Como o governo Dilma está indo muito bem e tudo indica que ainda vai melhorar durante 2013, os impactos sobre o governo serão menores. Mas vai precisar de muita negociação e conversa nos próximos dois anos. Sabendo que, pelo menos em nível federal, não se governa ou é muito difícil governar sem maioria no Congresso. Há vários exemplos, alguns recentes, para comprová-lo”.
Ate entendo o Selvino pregar saudades de Marco Maia, gaúcho, seu companheiro de partido. Mas saudade de José Sarney. Que é isso Selvino? é a política.