O PT realiza neste domingo sua eleição de presidente estadual. No primeiro turno, já foi escolhido o presidente municipal e nacional. Na local, depois do episódio de desfiliação de Helio Fredrich, primeiro vereador eleito pelo PT local, por não ter sido aceito como candidato de consenso, o partido indicou o vereador Vilson Gauer para o cargo. Dai descobriram o impeditivo de Gauer ainda constar como secretário de Saúde no seu registro. Então o vereador suplente Edemir Freda foi escolhido para presidência.
Na mesma eleição Rui Falcão foi reeleito presidente nacional. Para direção estadual, Jairo Jorge teve 70 votos aqui e 14.485 no RS, Paulo Pimenta 50 em Venâncio e 5.585 no RS. Stela Farias 9 aqui e 3.581 no RS. Ary Vanazzi, 6 aqui e 12.929 no RS e Laércio Barbosa 1 em Venâncio e 376 no RS..
Jairo Jorge, prefeito reeleito em Canoas e apontando como revelação do PT, inclusive para futura disputa do Piratini, e o ex-prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, que deixou a prefeitura com acusação de improbidade administrativa e agora é acusado de má gestão na Farmurs, vão para o segundo turno neste domingo.
Em Venâncio, me informa o vice-prefeito Giovane Wickert, são 222 os petistas filiados aptos a votar. Ele quer ampliar a votação de Jairo Jorge aqui, mesmo sabendo que Ary Vanazzi terá apoio de todos os outros candidatos, por questão de afinidades das correntes internas do PT.