Com o objetivo de efetuar um relatório contendo as deficiências existentes no sistema de abastecimento elétrico em Venâncio Aires, o secretário municipal do Planejamento, Telmo Kist, reuniu na quinta-feira, 26, líderes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural. A intenção é realizar um trabalho conjunto com o setor de eletrificação da Prefeitura apontando as principais falhas no abastecimento, especialmente no interior, que serão entregues à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs). A Agência promete ao Município que irá solicitar explicações e providencias da AES Sul para melhoria do serviço. Entre as principais queixas dos usuários venâncio-airenses estão a demora no restabelecimento da energia após qualquer vendaval e a fraca potência energética levada a muitos locais do município, inviabilizando investimentos em novas tecnologias.
“Já tivemos encontros com a Agergs para colocar essa situação da completa falta de investimentos da AES Sul no interior do nosso município. Buscamos uma notificação da Agência a empresa que afinal tem a concessão do serviço”, destaca Telmo.
Foi definido prazo para a coleta de dados até o dia 18 de março, período em que as pessoas poderão levar até os seus sindicatos as suas queixas para depois serem encaminhadas à Agergs. Providencial esta iniciativa do governo do prefeito Airton Artus. Sou testemunha atento da história dos últimos 40 anos e sei que a implantação das redes elétricas no interior tiveram o seu grande salto nos governos de Alfredo Scherer. O último, dos quatro governos, foi de 1977/982. A preocupação era levar energia elétrica para que as pessoas tivessem iluminação em suas casas, ligar um rádio. A rede monofásica oferecia isso. Com o passar dos anos, com a evolução tecnológica, o maior poder aquisitivo dos agricultores, chegaram a TV, geladeira, freezer, chuveiro, ferro elétrico, máquinas disso e daquilo dentro de casa, igual à cidade, além dos motores para uso no trabalho nas propriedades. E a rede mono não suporta mais, faz anos. Rede trifásica para o interior hoje é um dos principais desafios. Vai ser o sustentáculo para um salto de produção e produtividade rural.é preciso assinalar que na última década o ‘Luz para Todos’, do presidente Lula, levou rede elétrica para rincões do Brasil todo e também para localidades afastadas no interior de Venâncio, que ainda não tinham rede elétrica.