Na quinta-feira o governador Tarso Genro e uma comitiva de 70 pessoas, que inclui o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, embarcou para a China para uma missão de dez dias. Os gaúchos vão em busca de parcerias para investimentos em infraestrutura, parcerias tecnológicas, atração de empresas chinesas para o RS e abrir mercado para vender mais produtos gaúchos para a segunda maior economia mundial, que hoje é o maior comprador de soja e tabaco brasileiro.

Venâncio já esteve antes na China. O prefeito Airton esteve lá em setembro, a convite da XCMG, estatal que fabrica máquinas pesadas e anunciou que vai instalar sua terceira unidade em território Brasileiro em 2015, na região Sul, onde a revenda da marca já está localizada em Venâncio com a GRA Máquinas. O prefeito está atento e mira este empreendimento para a área do Instituto Penal de Mariante.

Na viagem de agora, Artus embarcou com a expectativa dos dirigentes da também estatal China Tabacos e Alliance One anunciarem boas noticias para Venâncio Aires, onde as duas empresas tem uma unidade associada desde 2012.