A reivindicação dos Kroth, do Frigorífico Kroth de Santa Emília, e dos Roehl, do Frigorifico Sapé de Linha Sapé vem de longa data. Querem asfalto para poder trabalhar em melhores condições com o grande volume de carne que produzem nos abatedouros e precisam transportar para o mercado consumidor. Para isso o asfalto nas estradas de acesso é fundamental. Sempre ficou só na possibilidade. Pois agora o prefeito Airton Artus encarou a situação de frente. Já tinha levado o projeto para financiamento pela Caixas-RS em 2012, para asfaltar os dois trechos. O assunto não andou. Descobrindo que Venâncio Aires é o município gaúcho que mais abate e produz carne no RS – 12 mil cabeças de bovinos ao mês -, depois de Santa Maria, o prefeito redirecionou seu foco. Elaborou uma projeto que inclui ainda o Frigorífico Bom Frango de Picada Nova e o Frigorífico Boi Gaúcho de Vila Mariante, em busca de recursos junto ao governo do Estado para asfaltar as estradas de acesso. São ao todos 21 km de asfalto. As quatro empresas tem faturamento de R$ 270 milhões mensais e geram quase R$ 2 milhões de impostos por mês ao governo. Menos de um ano de arrecadação de impostos daria para asfaltar tudo.

Airton esteve esta semana com os secretários estaduais João Mota, do Planejamento, onde foi acompanhado pelo secretário do Gabinete dos Prefeitos, seu correligionário do PDT, Afonso Mota. Lá soube que o governador Tarso Genro está elaborando um pacote de obras para este ano ainda, e Artus não perdeu tempo. Quer incluir este projeto, com todas suas justificativas. E vê boas chances disso acontecer.

Ontem pela manhã, aqui na Folha, num café da manhã que tratou sobre publicações sobre saúde que o jornal está editando, o prefeito, que acumula o cargo de secretário municipal de Saúde, disse que estava confiante. Lhe respondi que na verdade ele estava apresentando ao governador Tarso a oportunidade do governo fazer alguma coisa em Venâncio, onde fez uma ‘lavada’ de votos, pois até agora, em estradas, Tarso só concluiu o asfalto da ERS-422 até Linha Brasil, obra projetada e iniciada no governo Yeda. Ah e o Daer começou um estudo para recapeamento do asfalto deteriorado da estrada vicinal Grão Pará até Linha Travessa no trevo da RSC-453.