Faz duas semanas que conversei com Gilberto Gobbi, administrador hospitalar, que reside em Venâncio desde que veio atuar no Hospital São Sebastião Mártir nos anos 90, mas que está atuando hoje no Hospital da Unimed em Montenegro. Gobbi me falou que estava em tratativas para voltar ao hospital. Na quinta-feira o prefeito Airton Artus revelou a informação de que estava confirmada a volta de Gilberto como administrador, nesta nova fase, onde o hospital está inaugurando a UTI. Roberta Khüleis, que assumiu a função durante a intervenção, e o seu pai Eloy Khüleis, vão continuar integrando a administração.
Airton, que decretou intervenção no hospital em julho de 2010, quando a casa de saúde estava ameaçada de fechar atendimentos, soube conduzir bem este processo. Prorrogou os períodos de intervenção que vão até abril do próximo ano, quando termina o mandato do presidente afastado Milton Deves e uma nova eleição deverá ser realizada.
Gilberto Gobbi deixou a administração do hospital na gestão de Leo Büllow, quando Jeferson Antunes assumiu o cargo. Quando Milton Deves assumiu a presidência em 2002, trocou Antunes por Fernando Becker, que esteve na administração até a intervenção em julho de 2010.
Artus mesclou seus conhecimentos médicos e sua habilidade política para costurar todo este processo para tornar o hospital viável novamente. Agora está em negociações com o governo do Estado para receber o custeio dos dois primeiros meses de funcionamento da UTI, até que comecem a ser geradas receitas próprias do novo atendimento de saúde, para manutenção dos serviços.