Depois das especulações feitas, conversei com o vice-prefeito Giovane Wickert (PT) sobre sua candidatura a deputado. Ele confirmou que concorre, se o PT o indicar. Wickert confidenciou que para convencer também a espoa Cris, lhe disse que tinha tomado três decisões importantes.
1 – Vamos ter mais um filho para ser mano do Augusto. Se não for menina, vamos ter mais até vir uma menina. A Cris, que quer uma menina, ficou radiante.
2 – Foi dai que Giovane anunciou a segunda decisão: Vou ser candidato a deputado.
3 – Antes da Cris reagir emendou a terceira decisão: Vou me eleger.
Giovane usa ferramentas do treinamento de liderança Master Mind muito bem.
Perguntei a ele sobre sua estratégia. Respondeu que o PT regional vai escolher poucos nomes para apostar em eleição de deputados. Terá vários federais que terão apoio na região e que abrirão espaços em outras regiões para os nomes dos Vales.
Lembrei que no PT é preciso votação na casa dos 40 mil para eleger um deputado estadual e Giovane disse estar ciente disso.
Como o vice-prefeito é nome definido para concorrer a prefeito em 2016, perguntei sobre isso. Se elegendo deputado, Giovane diz que será preciso avaliar o quadro, pois o PT está renovando nomes para o Congresso. Se for bem votado em 2014, mas não se eleger, sai fortalecido para a disputa pela prefeitura em 2016. Perguntei: e se for mal votado? Dai tenho tempo para corrigir erros e rumos, respondeu ele.