No domingo a noite o Guarani decepcionou mais uma vez pela Serie A2 do Gauchão. Foi batido em casa por 3×1 pelo Rio Grande, no confronto do dois últimos colocados da chave. E o placar poderia ter sido mais elástico. A esta altura do campeonato a preocupação maior já nem é de classificar, mas de não ser rebaixado para a Série C. Nas duas chaves de dez clubes em cada uma, seis se classificam para a fase seguinte. Os três últimos de cada chave serão rebaixados para a terceirona em 2013.
Mesmo considerando os prejuízos de arbitragem que teve, a falta de sorte nos jogos, ainda assim o futebol rubro-negro projetado pelos dirigentes definitivamente não engrenou. Os novos jogadores que vieram para buscar uma virada, se mostram mais qualificados, mas a falta total de entrosamento fica visível. E não poderia ser diferente. Um milagre será preciso para evitar o rebaixamento. é preciso acreditar e seguir trabalhando.
Como a gestão do presidente Lucas Ferreira é de dois anos, os acontecimentos deste primeiro ano devem servir de aprendizado para o seguimento do trabalho.