Nesta semana, quando foi anunciado pelo prefeito jarbas da Rosa (PDT), que Vilmar de Oliveira vai presidir a Fenachim de 2024, foram entregues os prêmios do concurso de fotografias “O que te faz feliz em Venâncio”, que teve 96 trabalhos inscritos, como parte das comemorações dos 132 anos do Município. Conversei com as ganhadoras para saber da história das fotos premiadas que renderam R$ 1 mil para cada uma.
Como melhor fotografia, escolhida pela organização, foi premiada uma foto da jovem Chayenne Kerkoff da Mota, que fotografou seus avós Lotário e Ivone Kerkoff na hora do chimarrão matinal no interior, Linha Travessa, onde moram, próximo do estádio do Flor de Maio. Ao receber seu prêmio ela falou do orgulho e do amor que tem pelos avós, pessoas simples que são o alicerce da família.
Na categoria fotografia mais votada no site da Prefeitura, com 54 mil participações, a vencedora foi Márcia Weber, que recebeu 5,4 mil indicações dos internautas. Márcia foi representada na premiação pela sua mãe, Neusa Weber, que mora no bairro Bela Vista. Neusa contou que a filha fotografou a casa que foi construída pelo bisavô, João Bender, em 1912, em Linha Julieta, na região serrana de Venâncio. Contou que as pedras do alicerce alto foram talhadas em Linha Saraiva e carregadas de carroça até Linha Julieta. Neusa contou também que a casa segue na família e hoje é de Rodrigo Gollmann, que está restaurando partes da construção que tem 111 anos.
Airton no Daer
O deputado estadual Airton Artus (PDT) esteve reunido nesta semana com o diretor do Daer, Luciano Faustino. A pauta foi sobre estradas da região. O recapeamento da VRS-816, Venâncio – Grão Pará – Linha Travessa – Vila Palanque, que foi asfaltada em 1990, está deteriorada.Artus também levou ao Daer a cobrança da comunidade pela reinstalação da lombada eletrônica na RSC-453, no acesso ao bairro Battisti. Recuperar o asfalto na RS-130 em Vila Mariante e estender a pavimentação até Cruzeiro do Sul também foi assunto do encontro. Ele tratou ainda sobre projeção de asfaltar os 7 km da RS-422, entre Linha Brasil até a ‘Santinha’ em Vila Deodoro, que o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) projeta construir ainda no seu governo. O deputado também buscou informações sobre o asfalto da RS-244, que está em obras pela construtora Pelotense.
Ele saiu otimista da reunião.
Mel em Brasília
De 2 a 18 de junho acontece em Brasília a 30ª Expotchê, feira de produtos do Sul do país na capital federal. Erva-mate, cachaças, licores, sucos, vinhos, geléias, salames, defumados e mel, estão entre os produtos na ilha da Agroindústria Familiar da feira.
Nesta semana a Fetag, que apoia a presença de agroindústrias do RS na Expotchê, divulgou a relação das 18 agroindústrias de 18 municípios gaúchos, selecionadas. A Casa do Mel Schwendler, de Linha Olavo Bilac, foi selecionada e estará pela terceira vez na feira, comemora Edson Schwendler, que se prepara para levar para Brasília o mel que a família produz em 260 colmeias espalhadas em 27 propriedades parceiras, no interior de Venâncio.
Haas 50 anos
No próximo sábado, 28, a Haas Madeiras, de Linha Brasil, no interior de Venâncio, faz a festa dos 50 anos. E vai comemorar junto com a comunidade, que realiza sua tradicional Quermesse neste dia. Vai ter missa e mateada logo cedo, com a presença da Escola do Chimarrão e apresentação do programa Alma Gaucha, da Terra FM ao vivo. Depois o almoço na festa da comunidade, com a presença de todos os funcionários da empresa. E a tarde tem reunião dançante.
Uma equipe da Folha está produzindo um caderno especial, que circula no dia 28, contando a história cinquentenária desta empresa e mostrando seus novos projetos. Uma entrevista com José Carlos Haas e Elmo Fengler, rendeu muitas histórias da madeireira, nos tempos de atividades no Mato Grosso. E da nova fase, investindo na produção de paletes e agora numa moderna fábrica de pellets, sob liderança dos filhos, José Carlos Haas Junior e Charles Fengler. A Haas é um modelo de empresa moderna. Junior Haas está nesta semana na Ligna, feira mundial em Hannover, na Alemanha, que mostra as novidades e avanços do setor de madeiras e construção.
Vale Verde 77%
O prefeito reeleito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch (MDB), que tem como vice, Ricardo Froemming (PP), divulgou ontem pesquisa feita pelo Instituto LJM para avaliar a administração municipal. E o resultado está sendo comemorado, pois 77,7% dos entrevistados aprovam o governo dos dois. Foram 12,4% de ótimo e 65,3% de bom. Outros 18,9% consideram o governo regular e 2,2 disseram que é péssimo.
Acompanho os dois governos de Schuch, e não me surpreende este nível de aprovação. É um governante competente.
Pela natureza
Ailto Melo, advogado presidente do PP aqui em Venâncio, assinante antigo da Folha, contatou a o jornal nesta semana para avisar que tinha mais um lote de saquinhos plásticos, onde recebe o jornal. Ele, e a esposa Liane, não jogam a embalagem, na qual é entregue o jornal, no lixo. Guardam os saquinhos de plástico e quando tem um volume maior, devolvem para serem reutilizados. Reponsabilidade com o meio ambiente é um compromisso de todos nós, diz a bandeira ambiental lançada pela Folha e Terra FM neste ano. É o somatório de pequenos gestos que faz a diferença.
Do Twitter
- Correio do Povo: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai utilizar a Cúpula do G7, que será realizada neste fim de semana no Japão, para colocar o Brasil de volta na agenda internacional
- Veja: Michelle sobre Janja: ‘Pregam o socialismo, mas amam luxos do capitalismo’
- O Globo: CPI do MST mira governo e vira palanque para agrotoscos
- Revista Oeste: Benedito Gonçalves, ministro do TSE que cassou Deltan, foi alvo de delação na Lava Jato
- Folha S. Paulo: TSE decidiu à margem da lei, querem enterrar os que fizeram a Lava Jato, diz Marco Aurélio, ex-STF
- Estadão: ‘Eu não estaria dormindo bem no lugar do Moro. Aonde vamos parar?, afirma ex-ministro Marco Aurélio. Ex-presidente do TSE vê ‘justiçamento’ e ‘julgamento combinado’ na decisão que mandou cassar o deputado Deltan Dallagnol
- Gazeta do Povo: Dallagnol diz que foi cassado pelo TSE por uma “inelegibilidade imaginária” e por combater a corrupção
- CNN: Jair Bolsonaro rejeita “oposição radical” ao governo e diz procurar paz
- Claudio Dantas: ‘Governo Lula não chega a 2026’, diz Deltan Dallagnol
- JRGuzzo: Cassação de Dallagnol revela vingança de Lula contra quem cumpriu a lei
- Eduardo Jorge: Partidarização/politização do judiciário diminui a democracia liberal representativa. Isto vale para ontem e vale para hoje. Mais um aspecto nocivo da polarização extremada que vem imobilizando o Brasil. A insegurança jurídica abre a porta para a violência política.