Saiu nesta semana o índice provisório de retorno de ICMS para os municípios gaúchos em 2014. E a notícia não poderia ser melhor para Venâncio Aires. O município terá um aumento de 20% no retorno de ICMS, o maior crescimento de todo Vale do Rio Pardo, onde o segundo maior crescimento foi de Vera Cruz com 8%. Santa Cruz terá mais 5%.

Tenho um arquivo de índices desde 1983. Nestes 30 anos o aumento de 2014 será o maior registrado. Até aqui os maiores aumentos registrados foram em 1994, com 17,28% e 2011 com 16,54%.

O prefeito Airton Artus, que está na China visitando a empresa XCMG, deve estar vibrando, assim como o seu vice, Giovane Wickert, o secretário da Fazenda, Vilmar de Oliveira e toda equipe da Administração Municipal. Artus está em em Xangai. Na manhã desta sexta vai até a cidade onde fica a fábrica da XCMG de trem bala, que anda a 800 km por hora.

Esse aumento vai dar novo fôlego ao orçamento municipal, que vive estrangulado, exigindo ‘malabarismos’ para fechar as contas no final de cada ano.

Pelos números que vem sendo revelados, a economia de Venâncio Aires vai ter um impulso importante nos próximos anos, alavancado pela produção primária que tem o tabaco como carro chefe, mas que se diversifica, e pela indústria, onde o tabaco também tem o maior peso, mas onde a produção metalmecânica e de refrigeração ganha cada vez mais peso.