Na semana passada citei na coluna que o vice-prefeito Giovane Wickert fora a Brasília, bater de em porta buscar a liberação de recursos para o município. Citei que Giovane fora fundamental na vinda do IFSul para Venâncio e agora estava reivindicando, com apoio da ministra Maria do Rosário, a liberação de recursos para a construção do ginásio de esportes, que é solicitado pelos alunos da escola técnica federal.
Na segunda-feira a vereadora Helena da Rosa (PMDB) criticou da tribuna da Câmara que a ‘imprensa’ não valorizava o prefeito Almedo Dettenborn que comprou a área do terreno do atual IFSul para uma Escola Técnica Federal no seu governo 2005/2008. Disse que era uma injustiça. Citou empresas e diversas pessoas do governo Almedo e ainda a professora Luci Kramer, da Unisc, que ajudaram. Citou também a Ministra Maria do Rosário e o marido Eliezer Pacheco, secretário executivo no Ministério da Educação.
A professora Helena generalizou imprensa, mas como foi na coluna a citação, ‘coloco o chapéu’ e explico. Escrevi que Giovane foi fundamental na vinda do IFSul, mas não que era o único responsável. Almedo Dettenborn, em seu último mandato, primeiro tentou destinar parte da área da Unisc, o que não foi aceito por ser uma área de Preservação Permanente – APP. Depois comprou a área ao lado, da família Marder, para instalação de uma Escola Técnica Federal e todas as pessoas citadas, e outras não citadas pela vereadora, tiveram participação importante sim. E, ter uma área já destinada, foi importante na hora de decisão da localização da escola técnica federal nos Vale do Rio Pardo e Taquari, que poderia ser em Santa Cruz, como em Lajeado. Giovane argumentou, com apoio da então deputada Maria do Rosário (PT), de quem fora assessor parlamentar e o marido Eliezer Pacheco, que em Venâncio a escola atenderia os dois Vales e tinha área para ser instalada.
E veio o IFSul, que pode ter muitos pais sim, sem problemas, – que por sinal foram e são bem pagos para trabalhar -, pois o importante é que está aqui a escola, atendendo muitos jovens.