Corretor de imóveis Paulo Bohn, me envia duas observações sobre nota da coluna de ontem tratando de IPTU e pavimentações de ruas.

“IPTU: Concordo com a atualização da planta de valores e entendo que, além das alterações das alíquotas, como tu sugeres, se poderia também prever na lei descontos em função da existência/manutenção e arborização de passeios públicos, limpeza e cercamento de terrenos baldios, entre outros.

Pavimentação de ruas: Entendo que a pavimentação asfáltica na zona urbana deveria ser revista em função de diversos fatores, como a questão da sustentabilidade (origem no petróleo), impermeabilização do solo (agravando os problemas de alagamentos), elevação da temperatura (pela cor preta), tendência de aumento da velocidade dos veículos (o que agrava o problema da segurança no trânsito) entre outros. Poderia se estudar a possibilidade pavimentação com bloquetos de concreto (instalação de uma fábrica no presídio, por exemplo, ocupando a mão de obra ociosa lá existente oportunizando a redução da pena conforme legislação existente) com treinamento e utilização de mão de obra da cidade para a sua colocação. Além disso, quando da necessidade de algum trabalho no subsolo, estes podem ser removidos e posteriormente recolocados, evitando o desperdício”.

São dois assuntos para amplo debate para que se busque as melhores soluções.