IPTU Mais, uma nova cultura

Relatório divulgado pela Administração Municipal mostra que só 118 pessoas foram beneficiadas pelo IPTU Mais, que pode dar desconto de até 50% sobre o valor do IPTU. Em 2019 foram 99 beneficiados. Muito pouco para quase 30 mil imóveis que pagam o imposto anualmente.

O desconto de 50% no IPTU foi o ‘trunfo final’ de Giovane para ganhar a eleição em 2016. Empatado tecnicamente com Jarbas da Rosa (PDT), faltando 5 dias para a a eleição, como mostrou a pesquisa Mehodus na época, no sábado, véspera da eleição, Giovane percorreu a cidade e todos os bairros em caminhão de som, anunciando desconto de 50% no IPTU e a geração de mais empregos. Virou a eleição e se elegeu prefeito.

E ele cumpriu a promessa. Foi criado o IPTU Mais, onde o contribuinte vai somando descontos, por medidas ambientais na sua propriedade, que pode somar até 50% de desconto no valor total.

Alguns dizem que foi ‘estelionato eleitoral’ de Giovane. Entendo que foi uma estratégia inteligente e uma ideia inovadora, que incentiva os contribuintes a investir em passeios públicos de acordo com a lei, plantio de árvores, aproveitamento de água da chuva para reuso domiciliar, energia solar, composteiras orgânicas etc. Na verdade o IPTU Mais cria uma nova cultura, que precisa ser assimilada pela comunidade, e, sabemos, que novas culturas não se implantam de um dia para o outro.

 

Notinhas

* Louvável a iniciativa do vereador Clécio Espíndola, o Galo (PTB), homem simples lá da Vila Mariante. Tradicionalista, membro do CTG Pousada do Capão, Galo organiza uma Festa Campeira em benefício do hospital, no Parque do Chimarrão, em maio, junto com a Agrofeira que será de 7 a 10 de maio.

* Por falar em PTB, circula nos bastidores, ‘à boca pequena’, a informação de que o vice-prefeito Celso Krämer (PTB) prepara a filiação do vereador Eduardo Kappel para o último dia da ‘janela’ de transferências partidárias, em abril. Expulso do PP, Kappel está no PL, sozinho. Sem coligações de partidos para vereador na próxima eleição, Kappel teria que formar nominata de candidatos no PL. Ir pro PTB é mais fácil. Mas a informação cria descontentamento dentro do PTB, dos que não compactuam com a forma de Kappel se comportar e fazer política. Gilberto dos Santos já faz as malas, deve ir para o PSL. Tem mais gente que pode sair. A política é feita de escolhas de conduta e de parcerias.

 

Do Twitter

* O Globo: Morre médico chinês que alertou mundo sobre coronavírus.

* Exame: Com bens bloqueados, Lula receberá salário do PT.

* Estadão: Não é dinheiro, é postura’, diz Bolsonaro após reduzir verba de combate à violência contra a mulher.

* Carta Capital: Segundo o capitão, o programa de abstinência sexual foi criado pois o PT pregou que ‘vale tudo’ e chegou a um ponto de ‘depravação total’.

* Lula: O PT tem que estar na porta do banco, na entrada do trem, na porta da igreja, na internet. Foi pra isso que o PT nasceu e é por isso que ele é grande.

* Lasier Martins: O Congresso retoma as atividades legislativas. Este será um ano de muito trabalho e de grandes batalhas. Vamos cobrar a votação urgente do meu projeto de lei que resgata a prisão em segunda instância, e também de outras frentes importantíssimas para o País, como as reformas tributária e administrativa, o combate à corrupção e a retomada da economia.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido