O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco – SindiTabaco, empossou sua diretoria para o triênio 2012/2015, no estande-estufa que tem no Parque da Oktoberfest no sábado dia 20. Iro Schünke foi empossado para o seu terceiro mandato de presidente, mas faz parte da diretoria desde 1994.

As questões regulatórias da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) serão o principal desafio desta próxima gestão, disse Schünke na posse.

Natural de Candelária, o presidente do SindiTabaco é engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Sua trajetória profissional iniciou-se na Emater, em 1975. Há 37 anos no ramo do tabaco, atuou na Fumossul, em Venâncio Aires e, em 1980, começou sua trajetória na Meridional de Tabacos, onde exerceu as funções de engenheiro agrônomo, gerente de Produção e, a partir de 2000, de diretor de Produção. Com a fusão da Meridional de Tabacos e da Dimon e o surgimento da Alliance One, passou a superintendente de Produção, em 2005. Desde 2008 é diretor da Fiergs – Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.

O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco – SindiTabaco, congrega 16 empresas associadas da região Sul do Brasil, responsável por 96% da produção brasileira de tabaco e pela exportação de mais de 85% desta produção. Fundado em 1947 em Santa Cruz do Sul, o SindiTabaco atua para garantir a sustentabilidade do setor e representar os interesses comuns das indústrias de tabaco. Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor mundial de tabaco e líder em exportações. A cultura está presente em 656 municípios do Sul do país, envolve mais de 165 mil pequenos produtores, 626 mil pessoas no meio rural e dá origem a 30 mil empregos diretos nas indústrias de beneficiamento.

A todas estas informações do sindicato, acrescento que Venâncio Aires é o município que mais produz tabaco no Brasil. Na terça-feira, 16, o SindiTabaco recebeu a imprensa regional e Iro demonstrava muita confiança e otimismo, mesmo diante de um quadro de constantes ameaças ao setor.