Em 2009 propus um movimento envolvendo as alas jovens dos partidos, para mobilizar novas lideranças por uma política do respeito, do bem, e hoje vejo com bom gosto que vários deles estão ai, assumindo espaços nos seus partidos e trabalhando. Valeu a pena.

A iniciativa teve como seguimento a proposta de uma campanha UM DEPUTADO PARA VENâNCIO, com o objetivo de despertar o município para debater o tema para a eleição de 2010. Chegamos a ter três deputados estaduais numa mesma legislatura em 1986. Agora faz mais de 20 anos que não elegemos um. A discussão foi dirigida para criar a conscientização de que muitos candidatos no município, inviabilizam a eleição de todos. Muita gente aprovou a ideia, mas na hora ‘h’, com a pressão dos diretórios regionais, os partidos foram se justificando e lançando candidatos. Tivemos cinco e nenhum se elegeu. Era sabido.

Parece que a lição não foi aprendida. Faltando um ano e meio para a próxima eleição, já temos novamente cinco nomes como pré-candidatos a deputado para a eleição de 5 de outubro de 2014. Já são cinco, mas falta um ano para definir candidatos. Teremos mais nomes? O vereador Celso Krämer (PTB), que concorreu em 2010, vai novamente. O vereador Eduardo Kappel (PP), que já concorreu a federal pelo PSDB, anuncia interesse em concorrer a estadual. O irmão materno de Eduardo, o juiz em vias de aposentadoria, Rinez da Trindade, ainda sem partido, mas formado nas fileiras do PDS, hoje PP, já manifestou sua vontade de concorrer a deputado. O vice-prefeito Giovane Wickert, é anunciado como nome do PT para concorrer a deputado estadual.

No final de semana, durante encontro em Gramado, a Juventude do PMDB/RS lançou o nome do vereador da legislatura passada, Nilson Lehmen, que foi candidato a prefeito, como pré-candidato para deputado.

Ai temos novamente cinco nomes, e penso que até com peso maior do que os cinco de 2010. O certo é que se todos forem candidatos, não vamos eleger nenhum novamente.

Resta esperar e ver como vai se resolver. Consenso por um ou dois nomes sabemos que está fora de cogitação.