Selvino Heck ao enviar sua coluna da semana, de Brasília, na quarta-feira:
“Tempos de muitas emoções por aqui. Como escrevi semana passada, com outros atores, personagens e outro cenário, 2013 é 2005 repetido. Indígenas em Brasília, mobilizações sociais, novas pesquisas e Copa das Confederações começando no sábado em Brasília. Por isso, vou dar um refresco e vou passar o final de semana no sul: festa de aniversário do Olívio na sexta (hoje) em Porto Alegre, reuniões internas no PT em Porto Alegre e Venâncio, começar a pensar 2014, etc., etc.
Duas considerações.
é louvável a campanha Um Deputado para Venâncio. é um anseio justo e legítimo depois de ter tido dois, Gleno e o Luís Fernando Staub, e meio, no caso eu, que, embora de Venâncio, tinha feito, até então, toda a carreira política fora de Venâncio.
Mas sempre é bom lembrar que qualquer deputado estadual é do Rio Grande, não apenas de um município. E para se eleger como deputado de Venâncio, na minha opinião, tem que ter duas coisas ou características principais. Primeiro, embora sendo de um partido, tem que ter capacidade de se afirmar, de alguma forma, como acima dos partidos, para poder ganhar o voto de todas e todos, independente de sua filiação partidária. Segundo, tem que ter votos fora de Venâncio, porque Venâncio não elege sozinho um deputado, ainda mais quando tem mais de um candidato. Gleno e o Luís Fernando reuniam estas características, assim como eu, que tive votos concentrados em Porto Alegre e espalhados pelo Rio Grande. Tenho dito isso ao Giovane e acho que ele tem, e pode desenvolver mais, estas características. O resto, só se confirma ou não na época eleitoral e na escolha do eleitor.
Por incrível que pareça, estou torcendo pro Grêmio perder hoje (quarta-feira) para o São Paulo (empatou em 1×1). Não para que se confirme minha previsão de que o Luxa vai ser demitido na janela de junho, mas para que os dirigentes do Grêmio finalmente se decidam. O Grêmio, mesmo depois de tudo que aconteceu na Libertadores, continuou covarde contra o Santos e contra o Atlético Mineiro. Podia estar em primeiro no Brasileirão. Vamos ver o que vai acontecer.