Na reunião da Câmara de Vereadores na segunda-feira, o presidente Telmo Kist (PDT) teve que advertir assistentes da seção e na reincidência chegou a suspender a reunião por cinco minutos e teve que chamar a Brigada Militar. Manifestantes levaram novamente faixas com frases contra a construção do presídio estadual de Estância Mariante, o que é permitido como manifestação silenciosa. Políticos de partidos de oposição sem cargos, engrossaram o grupo. A cada pronunciamento de vereador de oposição vinham aplausos. Como está escrito no regimento interno da Câmara, não são permitidas manifestações da plateia nas reuniões do Legislativo.

Telmo conta que durante a suspensão da reunião foi falar pessoalmente com um dos mais agitados, Benildo Soares, o ‘Bombeiro Soares’, que é do PRB, pedindo a sua colaboração. Soares teria insultado Telmo provocando-o a lhe retirar do local. Quando Telmo lhe disse que chamaria o Major Gener, comandante do Corpo de Bombeiros, Soares foi se retirando ‘de fininho’.

O Major Gener faz questão de sempre dizer que Soares, que é bombeiro aposentado, é ex-bombeiro e que não representa a classe, tal a consideração pelo seu comportamento na comunidade.