Lideranças em defesa do tabaco
Lideranças em defesa do tabaco

Nesta semana a Câmara Setorial do tabaco reuniu-se em Santa Cruz do Sul, às vésperas da abertura da Expoagro Afubra. O presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider, colocou como uma das pautas, a apresentação de alternativas de diversificação, visto que o Vale do Rio Pardo, se caracteriza como a principal região produtora de tabaco no Brasil.

O presidente do SindiTabaco, Iro Schunke, e o presidente da Afubra, Benício Werner, apresentaram números das exportações do tabaco em 2012 e também a previsão para 2013, que tem uma estimativa reduzida de 2% a 6%.

O prefeito Airton Artus, representante da Amvarp na Câmara, disse que são diversos fatores positivos referentes à produção do tabaco e ao mesmo tempo à diversificação. Ele disse que em Venâncio, maior produtor de tabaco no Brasil, menos de 70% da população ainda depende do tabaco, mesmo diante do aumento do cultivo e plantio valorizado. “Isto significa que a diversificação chegou, mas vamos seguir cada vez mais criando alternativas aos agricultores”, disse o prefeito, citando que o PIB agrícola da Capital do Chimarrão superou os R$ 500 milhões em 2012.