O Vale do Rio Pardo ganhou força política na Câmara Setorial do Tabaco, com a presença do prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus (PDT), que é representante da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo no fórum de debates sobre o setor e onde continuará neste mandato.
Na sexta-feira foi criada mais uma entidade em defesa do tabaco. Iniciativa proposta por Telmo Kirst (PP), que depois de muitos mandatos de deputado federal, onde defendeu o tabaco, se elegeu prefeito de prefeito de Santa Cruz, surgiu a Associação dos Municípios Produtores de Tabaco, reunindo prefeitos dos três estados do Sul.
Telmo se elegeu presidente da Associação e terá três vices. Um de Santa Catarina, um do Paraná e um do Rio Grande do Sul. Do RS Airton Artus foi cotado, por ser Venâncio, o maior produtor de tabaco do Brasil. Como já é representante da Amvarp na Câmara Setorial do Tabaco, Artus abriu mão e indicou que fosse escolhido um prefeito da zonal Sul do Estado, e assim foi escolhido o prefeito Gerson Cardoso Nunes, de Canguçu, o segundo maior produtor de tabaco do RS.
O tabaco terá agora Telmo Kirst prefeito de Santa Cruz, polo industrial do tabaco e Airton Artus prefeito de Venâncio, maior produtor nacional de tabaco, atuando em duas entidades que defendem a mesma posição.
Com esforços unidos, os resultados podem ser maiores.