Vereador Eduardo Kappel (PP) aumenta a lista de nomes para concorrer a deputado em 2014. Duda, que já concorreu a federal pelo PSDB em 2006, com inexpressiva votação, 13 mil votos para federal -, colocou seu nome a disposição do atual partido para concorrer a estadual. Ele é irmão materno do juiz Rinez da Trindade, que se aposenta em junho próximo e depois se filia, possivelmente ao PP, partido pelo qual foi vereador antes da magistratura, para concorrer a deputado. Dobradinha?
Nos bastidores políticos também circula a informação da possibilidade de Rinez concorrer pelo PMDB, em dobradinha com Edson Brum. Como o PP de Santa Cruz quer indicar um federal, até faz sentido.
Além de Duda e Rinez, o vereador Celso Krämer (PTB) já anunciou que seu nome está a disposição para concorrer novamente – fez 13 mil votos em 2010. O vice-prefeito Giovane Wickert (PT) também é nome regional do partido para concorrer.
Em 2010 tivemos cinco candidatos a estadual para dividir os 50 mil votos de Venâncio e buscar votos na região e ninguém se elegeu. Telmo Kist (PDT) somou 14.952 votos; Celso Krämer (PTB) 13.928; Alfredo Scherer Neto (PSDB) 4.425; José Arnildo Câmara (DEM) 3.435 e Jandir da Silva (PCdoB) 1.667 votos.
Por falar em deputado, com base nos números do IBGE de 2010, o Tribunal Superior Eleitoral recalcula o número de deputados federais por estados. O Rio Grande do Sul perde uma das 31 vagas. A partir de 2014, teremos 30 deputados federais.
A Assembleia Legislativa, que pode ser atingida por ‘efeito cascata’, se adianta e vai ao STF para manter os 55 deputados estaduais.