Com o projeto de asfaltamento dos acessos aos quatro frigoríficos de Venâncio como tema principal, a Consulta Popular Cidadã recebeu apoio da Administração Municipal, que fez uma boa comunicação com a comunidade através dos veículos de comunicação. Resultado: dobrou a participação de eleitores na Consulta Popular. O total de votos foi 10.194, somando os votos em urnas fixas e volantes, mais a votação pela internet. Isso significa que 20% do eleitorado de Venâncio atendeu ao chamamento.
Resta agora ao governador Tarso Genro cumprir com a sua parte e apresentar o dinheiro das demandas eleitas. E honrar este compromisso é fundamental para o processo de participação popular ter continuidade. Diogo isso por acompanhar o movimento desde o governo Olívio Dutra, quando a formula foi instituída com denominação de Orçamento Participativo. Numa consulta, no governo Glauco Scherer como prefeito, lembro que realizamos uma campanha conjunta e mais de 7 mil eleitores foras às urnas votar. Só que depois o governo não cumpriu a sua parte e o processo ‘murchou’.
Agora novamente se faz um grande movimento, o eleitor acreditou, mas é preciso cumprir a parte do estado. Se isso acontecer, o processo de participação popular se fortalece cada vez mais. Por isso não entendo governadores que não pagaram as demandas. Perderam uma grande oportunidade.