Atendendo pedido da classe empresarial, o prefeito Airton Artus encaminha para a Câmara de Vereadores, projeto propondo a mudança do feriado de 11 de maio, Dia do Município, para o dia 25 de julho, Dia do Colono e Motorista. A Caciva entende que por ser o 11 de maio feriado só em Venâncio e sempre próximo do Dias das Mães, a segunda data de maior faturamento do comércio no ano, prejudica lojista locais, empurrando o consumidor para outras cidades onde não é feriado. O 25 de julho já é feriado na maioria dos municípios da região e evitaria esta evasão.
Mas no legislativo o pensamento não é tão unânime. O entendimento de vereadores é que o 11 de maio é uma data significativa para o venâncio-airense, um bairrista por natureza. Assim como o gaúcho se diferencia dos demais estados pelo seu bairrismo, valorizando o 20 de setembro e seu hino, que é cantado mais forte do que o hino nacional – e isso não acontece por desrespeito à nossa brasilidade, mas por amor ao torrão gaúcho -, Venâncio Aires também se diferencia entre os municípios pela sua tradição do chimarrão, seu amor à terra, onde se canta o hino municipal com fervor.
O 11 de maio por tudo isso e pelos festejos realizados há décadas na Semana do Município, pela Fenachim bianual, que é a cereja deste bolo de amor a Capital Nacional do Chimarrão, faz parte da cultura e do orgulho venâncio-airense.
Transferir o feriado por decreto, para uma segunda-feira, sempre que cair numa sexta ou sábado, para não prejudicar o comércio, parece ser a posição mais forte no legislativo. Um bom debate será preciso para decidir. Temos três semanas para isso.