O prefeito de Porto Alegre José Fortunatti (PDT) assinou, na quarta-feira, decreto concedendo prazo de 15 dias para que casas noturnas e clubes sociais da capital se adequem a todas as exigências legais para funcionamento. Quem não atender será interditado. Assim, todos – imagino que Sogipa, União, Teresópolis, Gaúcho e outros tradicionais clubes da capital, que não atendem hoje todas as exigências – realizam suas famosas festas de carnaval – onde tem balão e cerveja – como sempre fizeram, enquanto encaminham adequações. Medida sensata de Fortunatti.
Em Venâncio e muitos outros municípios foi a ‘queima roupa’, de um dia para o outro o decreto. Assim, o tradicional carnaval do Nego foi cancelado, Sova e Clube com seus salões de festa interditados, se juntaram e vão fazer carnaval na Sova ao ar livre, na quadra de basquete, com lonas. Virou uma piada.
Entendo a preocupação de todas autoridades, políticas, policiais e jurídicas, no pós tragédia Kiss, com suas responsabilidades, mas penso que o Fortunatti está certo.