Em mais de uma oportunidade citei na coluna referências elogiosas que me foram feitas ao prefeito Airton Artus fora do nosso município, tanto no Vale do Rio Pardo como Taquari, pela sua conduta política e pessoal, sua maneira da governador, suas preocupações em modernizar a administração pública. Mas sei que sempre ficaram algumas interrogações de gente questionando isso. Pois na terça-feira, por ocasião da posse da nova diretoria da Caciva, quando Odilo Wachholz passou a presidência para Claudiomar da Silva, os elogios de gente da nossa região foram feitos diante de expressiva representação política e empresarial da nossa comunidade no Roma Bufê.
O vice-presidente regional da Fiergs, Flávio Haas, empresário de Santa Cruz, repetidamente tem feito elogios ao prefeito Airton Artus, nominando-o como a nova liderança regional, reafirmou isso no encontro da Caciva. O vice regional da Federasul, Gustavo de Moares, também de Santa Cruz, foi mais efusivo em elogiar Venâncio Aires e a forma de Airton Artus governar o município. “Como santa-cruzense confesso que sinto inveja de vocês de Venâncio Aires pelo prefeito que tem” disse Moares, referindo-se ao prefeito Airton.
Artus construiu rapidamente um espaço de admiração regional. No meio político, pela forma cordial mas contundente como atua. No meio empresarial, pelo conhecimento econômico que demonstra e a forma como pensa desenvolvimento, através de parceria entre governos e empresas.
Como prefeito representante da Amvarp na Câmara Setorial do Tabaco, Artus, ganhou também projeção em Brasília, pela forma fundamentada com que defende o tabaco como segmento econômico fundamental para uma vasta região do Rio Grande do Sul.
Assim, as referências elogiosas ouvidas na posse da Caciva, são a afirmação do que tenho ouvido fora de Venâncio nos contatos que tenho nas mais diversas áreas e com as mais variadas pessoas com respeito ao nosso prefeito. E confesso que me sinto lisonjeado quando pessoas de fora daqui falam bem de nossa gente. Seja do prefeito, de vereador, de empresário ou de quem quer que seja.