Temer prontoO vice-presidente da República, Michel Temer já esta ”fardado’ para assumir. Uma reforma brusca deverá acontecer, pois não adianta só trocar o ocupante da cadeira presidencial. Se for confirmado o impeachment, dois terços do Brasil assumem a responsabilidade de tirar o pais do buraco em que foi metido pelos governos do PT, que não souberam construir soluções e cairam em total descrédito.E se o impeachment for rejeitado? Bom, daí vamos viver uma crise ainda maior.
Contra e a favorA posição do PDT nacional, que se posta contra o impeachment, cria ‘saia justa’ ao PDT local. O ex-secretário-Geral de Governo, Tiago Quintana, reforça que o PDT aqui se posicionou a favor da Lava Jato e do impeachment faz mais de mês. Ele questiona o posicionamento do vice -prefeito Giovane, que deixou o PT, onde defendia Dilma e ingressou no PSB, partido que vai votar a favor do impeachment domingo. Giovane me respondeu ontem: “O destino colocou o prefeito Airton e eu na mesma posição”. Enigmático.Artus e o PDT local são a favor do impeachment e o PDT nacional contra.
Com saláriosO vice-prefeito Giovane Wickert, agora no PSB, apresenta documentos retirados do site da Prefeitura para mostrar que Airton Artus, quando era vice em 2008 e se recusou a assumir a prefeitura na última semana de campanha, quando ele e o então prefeito Almedo eram candidatos, não deixou de receber salários, como divulgou recentemente. Giovane tem comprovantes de que foram pagos salários integrais de R$ 6.874,56 ao vice-prefeito Airton no mesmo período em que o então presidente da Câmara, Eduardo Kappel, assumiu a prefeitura e recebeu salário proporcional de R$ 2.289,67.Giovane disse ontem que se fosse possível se licenciar do cargo, o teria feito. Não assumiu para poder concorrer a prefeito, sem questionamentos na justiça eleitoral, garante ele.
Airton na CacivaA primeira reunião-almoço da Caciva no ano acontece na próxima terça, 19. Seguindo o modelo de outras Entidades Empresariais, o encontro terá uma palestra com o Prefeito Airton Artus. O tema central da palestra será “Programas do Governo Municipal com foco no desenvolvimento empresarial”, onde os participantes poderão conhecer os projetos que foram desenvolvidos durante o mandato e também algumas oportunidades de atuação dos empresários em projetos que estão em planejamento para os próximos.Airton volta hoje da República Tcheca, onde esteve acompanhando uma Missão Oficial do Governo do Estado do RS. Boa oportunidade de ouvir Artus no almoço da Caciva.
De VenâncioNa reforma administrativa, diante da desincompatibilização de cargos para concorrer em outubro, o prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst (PP), nomeia novos secretários. Entre eles Mateus Ferreira (PMDB), natural de Venâncio, filho do bombeiro Ferreira, que foi assessor de Nilson Lehmen na Câmara de Vereadores. Matheus Ferreira assume a secretária do Meio Ambiente.Leo Schwingel, sem partido, natural de Guaíba, mas que cresceu em Venâncio (é irmão de Gerson Schwingel, da Gelus) e radicado faz 30 anos em Santa Cruz, foi presidente da Oktoberfest, e assume a secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia.Osmar Severo (PSD), que já foi deputado pelo PTB, assumiu como secretário de Obras. Ao todo Telmo vai trocar sete secretários.
A rodoviáriaProfessor Ivo Seidel escreveu em seu perfil de rede social: “Depois de viajar de ônibus entre Santa Cruz e Venâncio Aires, me senti envergonhado ao ouvir os comentários dos passageiros de outros municípios que eram violentamente sacudidos devido a buraqueira existente no acesso dos ônibus aos boxes da rodoviária. Não deve ter um custo tão elevado o recapeamento de alguns metros quadrados que evitariam a apresentação desse péssimo cartão de visita que DIARIAMENTE apresentamos às pessoas que passam por nosso município.’Com toda razão, professor.
Campo salvadorPIB gaúcho de 2015 teve queda de 3,4%. A taxa negativa da indústria, que caiu 11,1%, foi contida em parte pelos 13,6% positivos da agropecuária. O campo está segurando o Brasil e o Rio Grande.