* Em carta ao partido, encaminhada na quarta-feira, 16, o prefeito reeleito de Canoas, Jairo Jorge, comunicou sua desfiliação do PT. Já era esperado isso, mas para 2017. O destino de Jairo – que mira o Piratini em 2018 – deve ser o PDT, mas não se descarte o PSB. Lideranças do PT, como o vice-prefeito Giovane Wickert aqui para o PSB, tem migrado para siglas de centro/esquerda. Tarso Genro parece estar na fila também.

* Governador Sartori, depois de receber apoio da Força Nacional para atuar na segurança pública da capital, agora anuncia 1,3 mil novos brigadianos. Vai fazendo o que tem que ser feito, do jeito que pode.

* Presidente Temer assina decreto de maior proteção nas fronteiras, integrando atuação com países do Conesul. E é preciso, pois a sensação é que tá tudo liberado nas fonteiras.

* Grupo de 50 radicais de direita invadiu o Senado pregando intervenção militar e apoio ao juiz federal Sérgio Moro, da Lava Jato. Por trás disso tem intenções. Bolsonaro 2018.

* STJD tirou o mando de campo do Grêmio na final da Copa do Brasil, pelo fato de Carolina, filha do técnico Renato Portalupi, ter entrado no gramado no final do jogo da classificação, contra o Cruzeiro. Uma aberração. Mas já foi revertido. Pelo bem de futebol.