Durante o verão citei aqui que as lavouras de milho plantadas na resteva do tabaco, com chuvas regulares, estavam vistosas e prenunciavam uma supersafra. Agora foram divulgados os números da produção do grão no RS, e Venâncio Aires registrou crescimento de 20% em relação a safra anterior. Foram, pelos números oficiais, colhidas 89 mil toneladas de milho em Venâncio, o terceiro maior produtor do estado e o quarto em área plantada. Contabilizando o milho que é utilizado para consumo próprioa dos produtores, a Emater estima mais 50% , o que remete para uma safra de 180 mil toneladas na realidade, em 14,5 mil hectares plantados.
Estes números vão refletir no PIB agrícola de Venâncio, onde o aumento da produção foi de 20%. Mas é o Estado que vai ter o maior reflexo, pois a produção gaúcha cresceu 69% na última safra.
Sempre lembrando que se vai bem o agronegócio, vai bem a economia, pois é a produção primária que alimenta a industria, que alimenta o comércio, que alimenta o setor de serviços. Boa colheita move toda a roda da economia.