O agro quer plantar

Produtores se mobilizaram para poder continuar plantando suas lavouras. (Foto: Alvaro Pegoraro)

Os produtores rurais gaúchos estão nas estradas faz duas semanas clamando por uma atitude do governo Lula com relação às dividas que vem sendo acumuladas faz quatro anos, com sucessivas estiagens e enchentes que provocaram quebras de produção irrecuperáveis nas lavouras. Endividados, os produtores não querem perdão de dívida, querem uma renegociação, que permita pagar as contas e continuar tendo acesso a recursos para plantar suas lavouras.

Na última semana a expectativa era de que o Conselho Monetário Nacional, tomasse uma posição, mas isso não aconteceu. O deputado federal gaúcho, Alceu Moreira (MDB), atuante na bancada do agronegócio no Congresso, defende eu as dívidas dos produtores gaúchos sejam renegociadas em 15 anos, com carência de dois a três anos, pagando 1/15 a cada ano do que é devido e poder continuar com crédito para investir no custeio de lavouras que permitam o pagamento das dívidas.

Uma conta aparentemente simples, mas que no governo, é complicada por se tratar de um estado. Mas o movimento dos produtores continua à beira das estradas gaúchas em dezenas de municípios. E diante da inércia do governo, o movimento sinaliza que vai avançar e fechar estradas em forma de protesto por uma posição favorável do governo Lula. Isso pode acontecer já nesta sexta, 30.

Notinhas

Vice-governador Gabriel Souza (MDB) cobra os investimentos do governo federal no RS no pós-enchente. O secretário executivo da secretaria de Apoio à Reconstrução do RS do governo federal, deputado estadual suplente do PT, Maneco Hassen, rebate Souza, numa discussão de quem deixou de fazer mais. Não é produtivo para o Rio Grande isso. Muito recurso já chegou, mas muito ainda precisa chegar. Que trabalhem para destravar o que ainda falta. E que 2026 fique para a campanha.

Justiça eleitoral está cancelando 1.408 títulos eleitores de eleitores que não votaram nas eleições de 2022 e 2024. Na eleição de 2024 foram 43.587 eleitores que votaram. A abstenção foi de 10.171 eleitores.

Do X

Veja: Lula volta a defender regulamentação das redes sociais no Brasil

CNN: Governo pede que STF adote medidas contra redes sociais por desinformação

Exame: Brasil e China reforçam parceria com acordos bilionários em infraestrutura, energia e tecnologia

Jovem Pan: Tarcísio vê centro e direita unidos para enfrentar Lula em 2026

O Globo: PP, União e PSD: Centrão dá sinais de afastamento de Lula, e costura para 2026 se torna mais difícil

Gazeta do Povo: “Meu tribunal”: Moraes sobe o tom do autoritarismo em meio à possível retaliação dos EUA



Sérgio Klafke

Sérgio Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido