
Os produtores rurais gaúchos estão nas estradas faz duas semanas clamando por uma atitude do governo Lula com relação às dividas que vem sendo acumuladas faz quatro anos, com sucessivas estiagens e enchentes que provocaram quebras de produção irrecuperáveis nas lavouras. Endividados, os produtores não querem perdão de dívida, querem uma renegociação, que permita pagar as contas e continuar tendo acesso a recursos para plantar suas lavouras.
Na última semana a expectativa era de que o Conselho Monetário Nacional, tomasse uma posição, mas isso não aconteceu. O deputado federal gaúcho, Alceu Moreira (MDB), atuante na bancada do agronegócio no Congresso, defende eu as dívidas dos produtores gaúchos sejam renegociadas em 15 anos, com carência de dois a três anos, pagando 1/15 a cada ano do que é devido e poder continuar com crédito para investir no custeio de lavouras que permitam o pagamento das dívidas.
Uma conta aparentemente simples, mas que no governo, é complicada por se tratar de um estado. Mas o movimento dos produtores continua à beira das estradas gaúchas em dezenas de municípios. E diante da inércia do governo, o movimento sinaliza que vai avançar e fechar estradas em forma de protesto por uma posição favorável do governo Lula. Isso pode acontecer já nesta sexta, 30.
Notinhas
Vice-governador Gabriel Souza (MDB) cobra os investimentos do governo federal no RS no pós-enchente. O secretário executivo da secretaria de Apoio à Reconstrução do RS do governo federal, deputado estadual suplente do PT, Maneco Hassen, rebate Souza, numa discussão de quem deixou de fazer mais. Não é produtivo para o Rio Grande isso. Muito recurso já chegou, mas muito ainda precisa chegar. Que trabalhem para destravar o que ainda falta. E que 2026 fique para a campanha.
Justiça eleitoral está cancelando 1.408 títulos eleitores de eleitores que não votaram nas eleições de 2022 e 2024. Na eleição de 2024 foram 43.587 eleitores que votaram. A abstenção foi de 10.171 eleitores.
Do X
Veja: Lula volta a defender regulamentação das redes sociais no Brasil
CNN: Governo pede que STF adote medidas contra redes sociais por desinformação
Exame: Brasil e China reforçam parceria com acordos bilionários em infraestrutura, energia e tecnologia
Jovem Pan: Tarcísio vê centro e direita unidos para enfrentar Lula em 2026
O Globo: PP, União e PSD: Centrão dá sinais de afastamento de Lula, e costura para 2026 se torna mais difícil
Gazeta do Povo: “Meu tribunal”: Moraes sobe o tom do autoritarismo em meio à possível retaliação dos EUA